Vamos entender o que diz a norma regulamentadora de proteção contra incêndios (NR 23) e aprenda como aplicá-la efetivamente.

PGR.Admin

NR 23: entenda seus requisitos e sua aplicação prática

A Norma Regulamentadora 23 (NR 23) estabelece uma série de requisitos e diretrizes que as empresas devem seguir para prevenir e combater incêndios para garantir segurança dos trabalhadores, além de proteger o patrimônio e o meio ambiente contra os riscos de fogo.

Neste texto, vamos entender quais são os requisitos da NR 23 e como aplicar essa norma de maneira eficiente na sua empresa.

Índice de incêndios nas empresas brasileiras

O primeiro trimestre de 2024 revelou um aumento preocupante no número de incêndios estruturais em estabelecimentos comerciais no Brasil. Segundo levantamento do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), foram registradas 138 ocorrências, marcando um aumento de 27,9% em relação ao mesmo período de 2023 (fonte: Editora Roncarati).

Essa informação destaca a necessidade urgente dos empresários adotarem medidas preventivas contra incêndios, como a instalação de sprinklers. Vale ressaltar que a eficácia da prevenção e combate a incêndios depende da correta aplicação da Norma Regulamentadora 23 (NR 23).

Quais são os requisitos da NR 23?

Conforme orienta o Ministério do Trabalho e Emprego, a Norma Regulamentadora 23 (NR 23) é uma legislação brasileira que estabelece medidas de prevenção contra incêndios em estabelecimentos e locais de trabalho.

Essa norma implica uma série de requisitos para que essa prevenção seja feita de forma eficiente, tais como:

  • Instalação de equipamentos de combate a incêndio, como a utilização obrigatória de extintores aprovados pelo Instituo Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia (INMETRO), hidrantes e sprinklers;
  • Sinalização adequada das saídas de emergências e rotas de evacuação;
  • Manutenção de áreas livres de obstruções e materiais inflamáveis que possam facilitar a propagação do fogo;
  • Realização de treinamentos regulares para os trabalhadores, abordando procedimentos de prevenção e combate a incêndios, além do uso corretos dos equipamentos de segurança;
  • Manutenção periódica dos equipamentos de combate a incêndios, garantindo seu funcionamento adequado.

Como aplicar na prática a NR 23?

Aplicar na prática a NR 23 requer um conjunto de ações coordenadas para garantir a segurança dos colaboradores e a conformidade com as regulamentações. É possível contratar uma empresa especializada em serviços de Segurança do Trabalho para uma avaliação completa das instalações, identificando possíveis riscos e propondo soluções adequadas para cumprir os requisitos das NR 23.

Outra forma de aplicar a NR 23 de maneira efetiva é capacitar todos os colaboradores com um treinamento regular em prevenção e combate a incêndios, conforme estabelecido na própria norma. Esse treinamento abrange procedimentos de evacuação, uso correto de extintores e outros equipamentos, bem como ações a serem tomadas em caso de emergência.

Também é fundamental realizar manutenções periódicas em todos os equipamentos de combate a incêndio, assegurando seu funcionamento adequado em caso de emergência. Isso inclui inspeções regulares, testes de funcionamento e substituições de equipamentos danificados. 

Quais as vantagens de cumprir com a Norma Regulamentadora 23?

Cumprir com a NR 23 é fundamental, especialmente para empresas que valorizam a segurança e saúde de seus colaboradores. De acordo com o portal Tagout, é possível se beneficiar com a conformidade da norma através da redução de riscos e custos, da criação de cultura de segurança e da eficácia em situações de emergência.

A redução de riscos e custos está associada a diminuição de acidentes de trabalho e danos materiais. Ao seguir as diretrizes da NR 23, as empresas protegem seus ativos e garantem uma gestão financeira estável.

Ao envolver todos os níveis hierárquicos na promoção ativa da segurança, cria-se um ambiente onde cada colaborador se torna um defensor da segurança, construindo uma cultural organizacional muito mais responsável.

Já os treinamentos regulares e a adoção de procedimentos claros asseguram que, em situações de emergência, as equipes estejam preparadas para agir de maneira coordenada, minimizando danos e protegendo vidas.

Ao adotar as medidas da NR 23, as empresas podem não apenas cumprir com os requisitos da norma, mas também se beneficiarem de um ambiente de trabalho seguro, protegido e livre de situações financeiras instáveis.

Gostou de saber mais sobre os requisitos e aplicação da NR 23? Se você busca treinamentos de alta qualidade para seus colaboradores, fale com a PGRSP: somos especializados em Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional.

Fornecemos as melhores soluções para as empresas cuidarem da saúde de seus colaboradores e se prevenirem contra possíveis riscos, tais como: PCMSO, PGR, GRO, exames ocupacionais etreinamentos completos para uma equipe bem preparada.

Quer melhorar a segurança do trabalho na sua empresa? Entre em contato agora mesmo com o nosso time e saiba como proteger a saúde dos colaboradores e a reputação da sua empresa.

Compartilhar esse artigo:

plugins premium WordPress
Falar no WhatsApp
1
Precisa de ajuda?