Hoje vamos falar sobre treinamento em altura. Nos diversos setores industriais, as atividades realizadas em alturas consideráveis não são apenas comuns, mas muitas vezes essenciais para a execução de inúmeras operações. Porém, o elemento mais crítico para garantir a segurança e eficiência dessas tarefas é o treinamento especializado dos colaboradores. Com os treinamentos específicos em altura, as empresas podem criar ambientes de trabalho que não apenas cumprem com rigor as normas de segurança, mas também elevam os padrões de eficácia e bem-estar no local de trabalho.
Neste texto, vamos entender a importância do treinamento em altura e como é ministrado na PGRSP.
O que é o Treinamento NR35 (treinamento em altura) e sua importância na segurança em trabalhos em altura
O Treinamento NR35 é um treinamento obrigatório estabelecido pela respectiva norma do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos para prevenir acidentes e garantir a segurança durante a execução de atividades em altura.
Trabalhos em altura são aqueles realizados em locais elevados, como andaimes, telhados, torres, plataformas de trabalho e escadas, onde há risco de queda que pode causar lesões graves e até mesmo óbito. Por esse motivo, é fundamental que os profissionais que atuam nesse contexto recebam o treinamento adequado.
A importância do Treinamento NR35 na segurança em trabalhos em altura não pode ser subestimada. Ele desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes, na proteção da integridade física dos trabalhadores e no cumprimento das obrigações legais pelas empresas. Ao promover a conscientização sobre os riscos e fornecer orientações práticas para a realização segura das atividades em altura, o treinamento contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável (fonte: Mobiliza).
Como é o treinamento de NR 35 da PGRSP?
O treinamento de NR 35 (treinamento em altura) é requisito obrigatório para quem executa atividade acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda e tem o objetivo de orientar os profissionais a fim de prevenir acidentes e atender as exigências da Norma Regulamentadora nº 35 – Trabalho em altura.
Como já foi dito, esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
É importante lembrar que o treinamento tem validade de 2 (dois) anos, sendo revalidado pelo treinamento periódico.
Este treinamento em altura é composto por vídeo aulas, apostila e avaliação, para que o aluno possa atestar seu conhecimento sobre cada conteúdo.
O aluno pode tirar suas dúvidas com os instrutores e terá suporte de acompanhamento durante todo o período do curso.
Após ser aprovado no curso, o certificado é emitido automaticamente e enviado para seu e-mail.
Se você busca treinamento em altura com qualidade para seus colaboradores, fale com a PGRSP: somos especializados em Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional.
Fornecemos as melhores soluções para as empresas cuidarem da saúde de seus colaboradores e se prevenirem contra possíveis riscos, tais como: PCMSO, PGR, GRO, exames ocupacionais e treinamentos completos para uma equipe bem preparada.
Quer melhorar a segurança do trabalho na sua empresa? Entre em contato agora mesmo com o nosso time e saiba como proteger a saúde dos colaboradores e a reputação da sua empresa.