NR-17 | Ergonomia | PGRSP

PGRSP

Conheça a NR-17: Ergonomia no Trabalho

A ergonomia é uma disciplina que busca adequar o trabalho às características e limitações do ser humano, visando garantir a saúde, segurança e conforto dos trabalhadores.

Com o objetivo de promover condições adequadas de trabalho e prevenir doenças ocupacionais relacionadas à ergonomia, foi estabelecida a Norma Regulamentadora 17, conhecida como NR-17, que falaremos melhor adiante:

O que é a NR-17?

A NR-17 estabelece diretrizes e requisitos mínimos que devem ser seguidos pelas empresas em relação às condições ergonômicas do ambiente de trabalho.

Essa norma é aplicável a todos os setores econômicos e aborda diversos aspectos, desde o mobiliário e equipamentos até a organização e jornada de trabalho:

As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho. (17.1.1)

Para isso, é preciso que que o empregador faça uma análise ergonômica do trabalho, seguindo os requisitos desta norma.

Ao conhecer a NR-17, é possível compreender as exigências e recomendações para promover uma ergonomia adequada no local de trabalho.

Entre os principais pontos abordados pela norma, destacam-se:

Mobiliário

A NR-17 estabelece requisitos para o mobiliário utilizado pelos trabalhadores, como cadeiras, mesas e demais elementos que devem ser ajustáveis e adequado às características de cada indivíduo.

Dentre seus requisitos, pode-se citar, por exemplo:

  • Para trabalhos executados em pé, as bancadas e mesas devem proporcionar condições de boa postura, com altura e dimensões adequadas;
  • Os assentos devem ter altura ajustável à estatura do trabalhador, encosto com proteção da região lombar;
  • Suporte para os pés, caso necessário;
  • Entre outros.

Equipamentos

A norma trata da ergonomia dos equipamentos utilizados no trabalho, como computadores, teclados, mouses e entre outros.

Ela estabelece diretrizes para a correta disposição e ajuste desses equipamentos, visando a prevenção de lesões musculoesqueléticas.

Dentre seus requisitos, pode-se citar, por exemplo:

  • A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;
  • Os equipamentos devem ser posicionados em altura ajustável;
  • O teclado deve ser independente e ter mobilidade;
  • Entre outros.

Organização do trabalho

A NR-17 aborda a organização das tarefas e atividades de trabalho, levando em consideração fatores como ritmo de trabalho, pausas, atividades repetitivas e monótonas.

Ela busca promover um equilíbrio entre a demanda de trabalho e a capacidade do trabalhador, evitando sobrecargas e fadiga.

Dentre seus requisitos, pode-se citar, por exemplo:

  • Para atividades que exigem sobrecarga muscular, devem ser incluídas pausas para descansos, assim como retorno gradativo às atividades pós afastamento;
  • Para atividades de processamento eletrônico de dados, como digitação, o tempo efetivo não deve exceder o limite máximo de 5 horas, alternando com outras atividades;
  • Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve haver, no mínimo, pausas de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados;
  • Entre outros.

Condições ambientais

A norma também trata das condições ambientais de trabalho, como iluminação, temperatura, ruído e vibração.

Esses aspectos devem ser adequados e compatíveis com as atividades realizadas, visando garantir o conforto e a segurança dos trabalhadores.

Dentre seus requisitos, pode-se citar, por exemplo:

  • Para atividades que exigem solicitação intelectual e atenção constante, deve-se seguir níveis específicos de ruído, temperatura, umidade e velocidade do ar;
  • A iluminação deve ser adequada para a atividade, uniformemente distribuída e difusa;
  • Entre outros.

Capacitação e treinamento

A NR-17 ressalta a importância da capacitação e treinamento dos trabalhadores em relação às questões ergonômicas.

Isso inclui orientações sobre posturas corretas, utilização adequada de equipamentos, importância das pausas, entre outras.

Além disso, os riscos identificados na Análise Ergonômica devem estar dispostos no PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Além dos tópicos abordados aqui, a norma também aborda tópicos como trabalho dos operadores de checkout, trabalho em teleatendimento/telemarketing, condições de trabalho para pessoas com deficiência e entre outros.

Conclusão

Conhecer e aplicar a NR-17 é fundamental para as empresas que desejam promover um ambiente de trabalho saudável, prevenir doenças ocupacionais e melhorar a produtividade.

Além disso, estar em conformidade com a norma é uma exigência legal que contribui para evitar penalidades e garantir o bem-estar dos colaboradores.

Na PGRSP, somos especialistas em Segurança do Trabalho e podemos ajudar a sua empresa a se adequar às exigências da NR-17.

Entre em contato conosco e saiba como promover uma ergonomia adequada ao seu ambiente de trabalho.

Compartilhar esse artigo:

plugins premium WordPress
Falar no WhatsApp
1
Precisa de ajuda?