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4 dicas para criar campanhas de conscientização na empresa

Desenvolver uma cultura de saúde e segurança do trabalho em uma empresa é essencial para garantir a proteção dos colaboradores e prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Além disso, promover um ambiente de trabalho seguro e saudável pode aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho.

Desenvolver uma cultura de conscientização de saúde e segurança requer a participação ativa de todos os colaboradores da empresa, desde a alta gerência até os funcionários de nível mais baixo.

Por isso, desenvolver campanhas de conscientização pode ajudar neste processo, podendo seguir algumas etapas importantes:

3 pessoas utilizando EPI, 1 pessoa apresentando para as outras duas campanhas de conscientização
Fonte: Imagem de Freepik

Desenvolvendo campanhas de conscientização

1 – Comunicação clara e efetiva

A comunicação é a chave para a conscientização. Certifique-se de que os colaboradores entendam claramente as políticas de saúde e segurança da empresa e forneça informações atualizadas em reuniões regulares e comunicados.

Garanta também que todos os envolvidos falem a mesma língua e que haja transparência nas informações passadas.

Para melhorar a comunicação, sua empresa pode elaborar um calendário de ações, como por exemplo:

  • Janeiro Branco: Campanha de Saúde Mental;
  • Fevereiro Laranja: Campanha sobre Leucemia;
  • Março Lilás: Campanha sobre Câncer de colo de útero;
  • Abril Verde: Campanhas de Acidentes em Ambiente de Trabalho;
  • Junho Vermelho: Campanhas de Incentivo à Doação de Sangue;
  • Setembro Amarelo: Campanhas de Combate ao Suicídio;
  • Outubro Rosa: Campanhas sobre Câncer de Mama;
  • Novembro Azul: Campanhas sobre Câncer de Próstata;
  • E entre outras.

2 – Defina os objetivos da campanha

É importante definir os objetivos que as campanhas de conscientização pretendem alcançar ao serem implementadas.

Eles podem ser variados, como reduzir o número de acidentes de trabalho, diminuir as doenças ocupacionais, aumentar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou mesmo acompanhar algumas campanhas tradicionais de saúde como Setembro Amarelo.

Ter os objetivos claros é essencial para fazer um bom planejamento de campanha, sendo possível medir de alguma forma se tal ação está realmente gerando resultado. E caso não esteja, quais ações serão tomadas para mitigar.

Além disso, é essencial que os líderes estejam cientes e engajados na promoção da saúde e segurança no trabalho. Devem ser exemplos de atitude e comprometimento.

3 – Escolha as ações da campanha

Existem várias formas de desenvolver campanhas de conscientização na empresa. Podem ser realizados treinamentos, vídeos, cartilhas, cartazes, posts nas redes sociais, e-mails aos funcionários e entre outras.

Porém, para que sejam eficazes e surtam efeitos a longo prazo, elas devem constantemente serem aplicadas, se tornando inclusive um item parte da cultura da empresa.

Além disso, anualmente deve ser realizada a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que é um evento obrigatório nas empresas instaladas no Brasil, conforme definido na NR-5.

Ela deve ser organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em conjunto com o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, com o objetivo de conscientizar os empregados sobre saúde e segurança do trabalho além da prevenção de acidentes.

Confira nosso post: Treinamento de CIPA: O que é, temas e objetivo

4 – Crie as estratégias de acordo com o público-alvo

O conteúdo das campanhas precisa ser claro e objetivo e deve abordar formas de prevenção, uso correto de EPIs, normas e segurança da empresa, dicas de saúde e prevenção de doenças e entre outros temas importantes.

Porém, é preciso que se considere o público-alvo também. De nada adianta enviar e-mails informativos a todos os funcionários se os que trabalham na fábrica sequer utilizam o e-mail, por exemplo.

Além disso, os riscos de funcionários que trabalham na produção são muito diferentes daqueles que trabalham no administrativo, portanto, é preciso direcionar a campanha para o público certo.

Conclusão

Em sumo, desenvolver campanhas de conscientização na empresa requer planejamento, organização e comprometimento. Com essas medidas, é possível garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, a melhoria dos resultados e da produtividade da empresa.

Na PGRSP oferecemos inúmeros treinamentos que podem te ajudar em sua empresa. Confira nossos treinamentos!

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