A Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é um componente vital para qualquer empresa, mas quem realmente é responsável por sua gestão? Muitos podem pensar que é tarefa do contador, mas a realidade é bem diferente.
Neste texto, vamos entender a importância a importância da SST nas empresas e esclarecer quem deve se encarregar do envio das informações ao eSocial. Você vai descobrir que a SST envolve muito mais do que números e relatórios: ela é sobre proteger pessoas e criar um ambiente de trabalho sustentável e seguro.
SST no eSocial: o que é e como funciona?
SST é a sigla para o termo Saúde e Segurança do Trabalho. Ela tem a ver com as normas que uma empresa deve cumprir para prevenir acidentes e doenças derivadas do trabalho da pessoa.
A empresa precisa criar um planejamento, políticas e avaliações periódicas para se assegurar de que a segurança do trabalhador tem sido preservada, o que é sua obrigação. Por sua vez, o eSocial é uma plataforma em que o empregador envia todas as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias de seus empregados.
A empresa precisa comprovar que está adequada a tudo que o SST determina. Portanto, você tem que enviar os documentos requeridos para o eSocial, garantindo que o seu negócio esteja totalmente regularizado. É fundamental manter as informações da sua empresa atualizadas, para evitar qualquer problema.
Não somente as informações dos funcionários contratados por CLT devem constar no eSocial, mas também a de estagiários, voluntários e contratos temporários (fonte: Omie).
Por que a SST é importante nas empresas?
A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é importante nas empresas por diversos motivos, entre eles:
- Proteger a vida e a saúde dos trabalhadores: A SST é uma forma de garantir que os trabalhadores tenham um ambiente de trabalho seguro e saudável, livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
- Reduzir custos: Os acidentes e doenças ocupacionais podem gerar custos significativos para as empresas, incluindo custos com afastamentos, indenizações, multas e produtividade reduzida. A SST pode ajudar a reduzir esses custos, garantindo a saúde e a segurança dos trabalhadores.
- Melhorar a produtividade: Os trabalhadores que trabalham em um ambiente seguro e saudável são mais produtivos. Isso ocorre porque eles estão menos propensos a acidentes, doenças e afastamentos do trabalho.
- Melhorar a imagem da empresa: As empresas que adotam boas práticas de SST são vistas como mais responsáveis e comprometidas com a segurança e o bem-estar de seus funcionários. Isso pode melhorar a imagem da empresa junto aos clientes, fornecedores e investidores.
Quem deve enviar os eventos de SST ao eSocial?
A empresa que contrata o trabalhador é inteiramente responsável pelo envio do SST ao eSocial. Normalmente, esta é uma tarefa que fica a cargo do departamento de recursos humanos. Empresas de grande, pequeno e médio porte devem fazer este envio. Apenas o optante do Simples Nacional está dispensado de preencher os eventos do eSocial.
É possível também terceirizar esse trabalho e contratar um contador, um escritório de contabilidade ou um profissional especializado em saúde e segurança do trabalho. Para isso, é preciso que a empresa ou o profissional tenha uma procuração e o certificado digital autorizando a fazer este serviço em nome da empresa (fonte: Omie).
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