Fot-de-dois-profisisonais-de-segurança-remetendo-a-ideia-do-FAP

PGR.Admin

Como reduzir o FAP com o gerenciamento de risco?

É muito comum a dúvida sobre o que é o FAP. Porém, antes, é preciso explicar o contexto. O Risco Ambiental do Trabalho (RAT) é uma espécie de contribuição previdenciária em que sua alíquota considera os riscos que envolvem as atividades praticadas pelo funcionário na organização. Ou seja, é destinada para custear os acidentes decorrentes do trabalho ou doenças ocupacionais adquiridas pelos empregados.

Empresas com funções que apresentam maiores riscos no ambiente laboral são as que mais oneram a Previdência Social com a disponibilização de vários benefícios. Dessa forma, devem contribuir com uma quantia mais alta, o que influencia diretamente no montante de impostos pagos pela organização (fonte: Beecorp).

Neste texto, vamos entender o que é FAP e como reduzi-lo com o gerenciamento de risco, e a importância da cultura do bem-estar dentro das empresas.

O que é FAP?

O FAP é um multiplicador que deve ser calculado pelas empresas a fim de determinar o grau de acidentalidade no ambiente de trabalho. O indicador serve para aumentar ou diminuir o valor do RAT, comparando o índice de custos, a quantidade e a gravidade dos acidentes em relação as demais empresas do mesmo segmento.

Seu maior objetivo é, por meio do incentivo fiscal, levar as companhias a promoverem a diminuição dos perigos no ambiente de trabalho. Dessa forma, quanto mais segura é a empresa, menos imposto ela paga.

O fator é contabilizado pela multiplicação da folha de pagamento da empresa pela alíquota do RAT, que pode ser de 1%, 2% ou 3%. Assim, quanto menor é a incidência do risco, menor é o montante a ser pago (fonte: Medida Saúde).

Como reduzir o FAP com o gerenciamento de risco?

Para reduzir o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) através do gerenciamento de risco, as empresas devem adotar várias estratégias focadas em melhorar a segurança e saúde no ambiente de trabalho. Aqui estão algumas das principais ações-chave:

  • Identificação de riscos: Realizar uma análise detalhada dos processos de trabalho para identificar potenciais riscos e perigos.
  • Treinamento de funcionários: Prover treinamentos contínuos sobre práticas seguras e uso correto de equipamentos de proteção individual e coletiva.
  • Promoção de uma cultura de segurança: Incentivar uma cultura organizacional que valorize e priorize a segurança, onde todos os colaboradores estão comprometidos com a prevenção de acidentes.
  • Manutenção de equipamentos: Assegurar que todos os equipamentos e máquinas estejam em perfeito estado de funcionamento e realizar manutenções preventivas regularmente.
  • Investigação de acidentes: Realizar investigações minuciosas de todos os acidentes e quase-acidentes para entender suas causas e implementar medidas preventivas.
  • Programa de ergonomia: Implementar programas de ergonomia para reduzir lesões relacionadas ao trabalho repetitivo e à má postura.
  • Acompanhamento de saúde: Realizar exames médicos periódicos para monitorar a saúde dos colaboradores e detectar precocemente problemas relacionados ao trabalho.
  • Implementação de normas e procedimentos: Seguir rigorosamente as normas regulamentadoras (NRs) e estabelecer procedimentos internos claros para a segurança no trabalho.

Ao adotar essas medidas, a empresa pode criar um ambiente de trabalho mais seguro, reduzir a frequência e a gravidade dos acidentes de trabalho, e consequentemente, diminuir o FAP, resultando em menores custos com a contribuição previdenciária.

A importância da cultura do bem-estar dentro das empresas

O estabelecimento de uma cultura organizacional focada na saúde e segurança do trabalho requer organizações e pessoas capazes de responder às mudanças sem se omitir de seu papel neste processo.

O fato é que uma cultura de saúde e segurança do trabalho não é algo que pode ser estabelecido de uma vez, mas sim um compromisso contínuo e uma parte integrante da gestão de uma empresa. Além de proteger os funcionários, contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente, produtivo e sustentável (fonte: Lugar de gente).

Gostou de saber mais sobre como reduzir o FAP com o gerenciamento de risco? Se você busca soluções e treinamentos de alta qualidade para seus colaboradores, fale com a PGRSP: somos especializados em Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional.

Fornecemos as melhores soluções para as empresas cuidarem da saúde de seus colaboradores e se prevenirem contra possíveis riscos, tais como: PCMSO, PGR, GRO, exames ocupacionais etreinamentos completos para uma equipe bem preparada.

Quer melhorar a segurança do trabalho na sua empresa? Entre em contato agora mesmo com o nosso time e saiba como proteger a saúde dos colaboradores e a reputação da sua empresa.

Compartilhar esse artigo:

plugins premium WordPress
Falar no WhatsApp
1
Precisa de ajuda?