As doenças ocupacionais são aquelas desenvolvidas em decorrência das condições de trabalho e podem afetar gravemente a saúde dos colaboradores. Desde problemas respiratórios e lesões por esforço repetitivo até doenças psicológicas como estresse e depressão, os impactos podem ser devastadores para a vida do trabalhador e para o ambiente de trabalho.
Neste texto, vamos entender o que são e quais as principais doenças ocupacionais, quais são os sintomas das 3 principais doenças ocupacionais e como preveni-las.
O que são doenças ocupacionais?
Como vimos, doenças ocupacionais são condições de saúde que são desencadeadas, ou agravadas, pelo ambiente de trabalho. Essas condições abrangem uma ampla gama de problemas de saúde, desde físicos até mentais, refletindo o impacto do ambiente e das exigências do trabalho sobre a saúde dos colaboradores:
- Problemas físicos: incluem Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que são comuns em ocupações que exigem movimentos repetitivos ou posturas inadequadas.
- Transtornos mentais: transtornos causados por estresse e pressão no trabalho, como a Síndrome de Burnout, que estão se tornando cada vez mais prevalentes em ambientes corporativos de alta pressão.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde ocupacional como uma área da saúde pública dedicada a promover e manter o mais alto grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as profissões (fonte: Flash).
Quais são as principais doenças ocupacionais no Brasil?
Para identificar os problemas de saúde mais comuns no Brasil, vale observar as 10 principais causas de afastamento de trabalhadores em 2022, conforme levantamento da consultoria B2P (fonte: Morsch Telemedicina).
Repare que 8 delas correspondem a doenças ocupacionais, com exceção apenas dos acidentes de trabalho e gravidez:
- Lesões ou acidentes de trabalho: 2247 afastamentos
- Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo: 1.917 afastamentos
- Transtornos mentais e comportamentais: 1.714 afastamentos
- Fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde, a exemplo de alcoolismo e pressão alta: 736 afastamentos
- Doenças do aparelho digestivo: 605 afastamentos
- Gravidez: 305 afastamentos
- Doenças do aparelho circulatório: 292 afastamentos
- Doenças do sistema nervoso: 257 afastamentos
- Doenças do aparelho geniturinário: 245 afastamentos
- Doenças do sangue: 206 afastamentos.
Quais são os sintomas das doenças ocupacionais mais comuns e como preveni-las?
Vamos entender quais são as principais doenças ocupacionais, seus sintomas e o que deve ser feito para preveni-las, a fim de preservar a saúde dos colaboradores.
LER
A LER, sigla para lesão por esforço repetitivo, na verdade, é uma síndrome que constitui um grupo de doenças, como tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo e outras mialgias (dores musculares). Elas afetam os tendões, músculos e nervos dos membros superiores, causando uma sobrecarga no organismo.
A LER é causada por atividades que envolvem uma carga intensa de trabalho e a execução de movimentos repetidos por longos períodos. Pode ser intensificada em ambientes em que há grande cobrança por produtividade.
Os sintomas iniciais são:
- formigamento;
- dores nos membros superiores e nos dedos;
- inflamação;
- dificuldade nos movimentos;
- insensibilidade;
- dormência;
- falta de força nas mãos.
O diagnóstico e o tratamento são extremamente importantes, a fim de evitar que a situação se agrave. Se isso acontecer, pode levar a um processo degenerativo dos nervos, com dores agudas e dificuldade para realizar movimentos básicos, atrapalhando a realização do trabalho e de outras tarefas rotineiras.
Para prevenir a LER, algumas medidas podem ser adotadas, como:
- utilizar o mobiliário adequado, com apoio para o pulso;
- manter a postura correta ao se sentar para trabalhar;
- deixar o monitor do computador alinhado, conforme a altura do funcionário;
- adotar um ritmo adequado de trabalho, com as devidas pausas para descanso.
TRANSTORNOS DAS ARTICULAÇÕES
Falta de ergonomia no ambiente de trabalho, posturas inadequadas, sobrecarga nos membros inferiores, obesidade e sedentarismo (que não são fatores ocupacionais propriamente ditos, mas que têm forte influência) podem levar o funcionário a sofrer com transtornos nas articulações. Entre eles, podemos citar artrite ou artrose.
Os sintomas dos transtornos nas articulações envolvem:
- rigidez matinal nas articulações;
- dor;
- inchaço;
- dificuldade ao andar;
- destruição da cartilagem articular.
O colaborador deve buscar o diagnóstico adequado e o respectivo tratamento para os sintomas, a fim de evitar que eles progridam e levem a dificuldades de locomoção e incapacidade de realizar as funções no trabalho. O tratamento está relacionado a uma melhora na saúde, com a prática de atividades físicas, alimentação saudável e fisioterapia, além do uso de medicamentos que aliviem a dor, em caso de artrose.
DOENÇAS MENTAIS RELACIONADAS AO TRABALHO
O índice de absenteísmo relacionado a transtornos mentais no trabalho tem sido pauta de diversos estudos. A constante pressão para entregar resultados em um curto intervalo de tempo, o assédio moral no ambiente de trabalho e um clima organizacional ruim são fatores que afetam os funcionários tanto na parte mental quanto emocional. Com isso, podem somatizar sintomas físicos.
Os sinais de doenças mentais relacionadas ao trabalho são:
- Estresse ocupacional;
- Síndrome de Burnout;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Síndrome do pânico.
Para auxiliar na prevenção das principais doenças ocupacionais (além das outras), as empresas devem fornecer condições adequadas de trabalho. Entre elas, um ambiente higienizado, ferramentas de trabalho compatíveis com as funções desempenhadas e materiais que melhorem a qualidade da saúde dos colaboradores (fonte: Volk do Brasil).
Gostou de saber mais sobre as 3 principais doenças ocupacionais e como preveni-las? Se você busca soluções e treinamentos de alta qualidade para seus colaboradores, fale com a PGRSP: somos especializados em Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional.
Fornecemos as melhores soluções para as empresas cuidarem da saúde de seus colaboradores e se prevenirem contra possíveis riscos, tais como: PCMSO, PGR, GRO, exames ocupacionais etreinamentos completos para uma equipe bem preparada.
Quer melhorar a segurança do trabalho na sua empresa? Entre em contato agora mesmo com o nosso time e saiba como proteger a saúde dos colaboradores e a reputação da sua empresa.