A Brigada de Incêndio tem como objetivo estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e atualização, para atuação em edificações e áreas de risco, na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio.
Passa a ser obrigatório a brigada de incêndio quando o estabelecimento possuir um número acima de 20 funcionários, empresas com números menores de funcionários estão isentas a esta obrigatoriedade, mas é necessário se preocupar com a segurança do trabalho.
A composição da Brigada de Incêndio, referente à quantidade de brigadistas é determinada por turnos, sendo levada em conta a população fixa por turno, o grau de risco e os grupos/divisões de ocupação da edificação ou área de risco.
O organograma da edificação varia de acordo com o número de edificações, o número de pavimentos em cada edificação e o número de empregados em cada pavimento, compartimento, setor ou turno.
A equipe de brigadistas é composta por:
- os brigadistas;
- o chefe;
- o coordenador geral;
- os líderes
Instrução Técnica da Brigada de Incêndio São Paulo é: INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 02/2019 – Conceitos básicos de segurança contra incêndio.
Para saber mais sobre Brigada de Incêndio São Paulo entre em contato com a PGRSP pelo site www.pgrsp.com.br.